602 – Total do PIS difere do somatório dos itens sujeitos ao ICMS

Como Resolver

Deve-se verificar e refazer o somatório do Valor do PIS de todos os itens e corrigir o Valor do PIS informado nos Totais da NF-e.

Há uma tolerância para mais ou para menos de R$ 0,01 de diferença do valor calculado sem aproximações.

Após ter corrigido o Valor Total do PIS, basta reenviar a NF-e para processamento.

É recomendável entrar em contato com o suporte do Sistema ERP para que corrigia os cálculos realizados, caso esses sejam feitos automaticamente.

Siga o passo-a-passo abaixo para Solucionar o erro;

Emissões -> Emissão NFe -> Ir para NFe -> Item da Nota Fiscal -> Preencher o campo que esta circulado em vermelho.

Trulli

Motivo do erro

Quando for emitida uma NF-e com o Total do PIS da NF-e (Campo: total / ICMSTot / vPIS – ID: W13) diferente do somatório do Valor do PIS (vPIS – ID: Q09) de cada item, será retornado a rejeição “602 – Total do PIS difere do somatório dos itens sujeitos ao ICMS”.

O cálculo do Total do PIS da NF-e é feito a partir do somatório do Valor do PIS de cada item.


Infasstec Sistemas

Com mais de 34 anos de experiência, somos uma empresa de tecnologia que oferece soluções completas para o crescimento do seu negócio. Nosso sistema de gerenciamento simplifica suas operações, desde a emissão de notas fiscais até o controle de vendas, estoque e finanças. Focamos em soluções inovadoras e personalizadas para impulsionar sua empresa. Junte-se a nós e alcance seus objetivos! Nosso principal objetivo é o desenvolvimento de soluções da mais alta qualidade voltadas para área comercial e industrial de uma empresa. Preocupando-se com a atualização tecnológica e mercadológica dos nossos clientes e amigos, a equipe está sempre desenvolvendo novas soluções para atender as necessidades de compras, vendas, estoques, financeiro e todas as operações de atendimento ao cliente. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Venha conosco e acelere o crescimento de seus sonhos!