217 – NF-e não consta na base de dados da SEFAZ

Como Resolver

A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz ou no Portal Estadual da Sefaz. Feita essa consulta você saberá o que fazer a seguir. Para consultar no Portal Nacional, temos um artigo explicando como fazer. Acesse o link a seguir e veja como:Como consultar uma NF-e ou CT-e no Portal Nacional da Sefaz?

Se não encontrar a NF-e no Portal Nacional da Sefaz, recomendamos que tente consultar no Portal Estadual.

Feita a consulta você terá duas situações: 1 – a NF-e pode estar autorizada ou 2 – a NF-e pode não ser encontrada (não Autorizada).

1 – Se a NF-e está autorizada e você está observando essa rejeição no seu Sistema, muito provável que o seu Sistema esteja fazendo a consulta errada. Por exemplo, consultar a Chave de Acesso de uma NF-e autorizada em Produção no Ambiente de Homologação e vice-versa. Nesse caso, você precisa acionar o suporte do seu Sistema Emissor para verificarem o motivo dessa situação;

2 – Se a NF-e não está autorizada, provavelmente, no seu Sistema ela também não estará. Imaginemos uma situação, onde a Sefaz está apresentando problemas em seus Servidores, logo se o seu Sistema tentar realizar a consulta da Chave de Acesso dessa NF-e que ainda não foi transmitida a Sefaz, haverá a rejeição na consulta. E nesse caso, será necessário aguardar a normalização da Sefaz para que consiga consultar a situação da sua NF-e. De toda forma, recomendamos que também acione o suporte do seu Sistema Emissor. Talvez o motivo do problema seja também o Sistema.

Em suma, esse problema ocorrerá se no momento da consulta da Chave de Acesso da NF-e no Webservice da Sefaz, e a mesma não identificar esse documento em seu Banco de Dados.

Motivo do erro

Quando consultada uma NF-e que ainda não foi autorizada ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NF-e for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição “217 – NF-e não consta na base de dados da SEFAZ”.

Esse problema pode ocorre em algumas situações. Por exemplo:

1 – Quando a NF-e e emitida em Produção e a Chave de Acesso é consultada em Homologação e vice-versa;

2 – Quando a NF-e ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso é consultada;

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e em Produção, que foi autorizada sem problemas. Em seguida, o Sistema ERP consultou a Chave de Acesso dessa NF-e no Ambiente de Homologação. Nessa situação a consulta será rejeitada pelo motivo 217.


Infasstec Sistemas

Com mais de 34 anos de experiência, somos uma empresa de tecnologia que oferece soluções completas para o crescimento do seu negócio. Nosso sistema de gerenciamento simplifica suas operações, desde a emissão de notas fiscais até o controle de vendas, estoque e finanças. Focamos em soluções inovadoras e personalizadas para impulsionar sua empresa. Junte-se a nós e alcance seus objetivos! Nosso principal objetivo é o desenvolvimento de soluções da mais alta qualidade voltadas para área comercial e industrial de uma empresa. Preocupando-se com a atualização tecnológica e mercadológica dos nossos clientes e amigos, a equipe está sempre desenvolvendo novas soluções para atender as necessidades de compras, vendas, estoques, financeiro e todas as operações de atendimento ao cliente. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Venha conosco e acelere o crescimento de seus sonhos!