600 – CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte

 

Como Resolver

Deve-se, sempre que o emissor da NF-e estiver sobre o Regime de Tributação Simples Nacional, com Destinatário Não Contribuinte do ICMS (indIEDest = 9), utilizar os CSOSN de ICMS previstos na regra de validação da Sefaz, que são 102, 103, 300, 400 e 500.

É necessário confirmar se o Destinatário realmente é Não Contribuinte (indIEDest = 9). Se como informado, o Destinatário for Não Contribuinte, será necessário modificar a tributação do ICMS, escolhendo um dos CSOSN permitidos para esse caso. Para realizar essa verificação, consulte o CNPJ do Destinatário no SINTEGRA  ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes .

Se após a verificação do cadastro do Destina

Siga o passo-a-passo abaixo para Solucionar o erro;

Emissões -> Emissões NFe -> Item da Nota Fiscal ->Preencher o campo que esta circulado em vermelho.

Trulli

 

Motivo do erro

Quando for emitida uma NF-e para Destinatário Não Contribuinte do ICMS (indIEDest = 9) e com o Código de Situação da Operação – Simples Nacional (CSOSN) diferente da relação abaixo, sera retornado a rejeição “600 – CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte”:

  • 102 – Tributação SN sem permissão de crédito;
  • 103 – Tributação SN, com isenção para faixa de receita bruta;
  • 300 – Imune;
  • 400 – Não tributada pelo Simples Nacional;
  • 500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária ou por antecipação.

Exceções a regas:

  1. A regra de validação 600 não se aplica para NF-e de entrada (tpNF = 0);
  2. A regra de validação 600 não se aplica nas operações com CFOP de conserto ou reparo (CFOP 5915, 5916, 6915 e 6916) ou de remessa para demonstração dentro do Estado (CFOP 5912 e 5913);
  3. A regra de validação 600 não se aplica, em produção, para NF-e com data de emissão anterior a 01/07/2016.

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e por um Contribuinte do Regime Simples Nacional, para um Destinatário Não Contribuinte (indIEDest = 9) do ICMS, com CSOSN igual a “900 – Outros”. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 600.

 

tário no SINTEGRA ou no CCC for confirmado que ele é Contribuinte (indIEDest = 1), deve-se modificar a indicação da IE do Destinatário e adicionar sua IE.


Infasstec Sistemas

Com mais de 34 anos de experiência, somos uma empresa de tecnologia que oferece soluções completas para o crescimento do seu negócio. Nosso sistema de gerenciamento simplifica suas operações, desde a emissão de notas fiscais até o controle de vendas, estoque e finanças. Focamos em soluções inovadoras e personalizadas para impulsionar sua empresa. Junte-se a nós e alcance seus objetivos! Nosso principal objetivo é o desenvolvimento de soluções da mais alta qualidade voltadas para área comercial e industrial de uma empresa. Preocupando-se com a atualização tecnológica e mercadológica dos nossos clientes e amigos, a equipe está sempre desenvolvendo novas soluções para atender as necessidades de compras, vendas, estoques, financeiro e todas as operações de atendimento ao cliente. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Venha conosco e acelere o crescimento de seus sonhos!