613 – Chave de Acesso difere da existente em BD

Como Resolver

Deve-se primeiro realizar uma consulta da Chave de Acesso da NF-e no Portal Nacional da Sefaz ou Estadual e confirmar que o documento não consta na Base de Dados da Sefaz. Confirmado que a Chave de Acesso está incorreta, entre em contato com o Suporte do seu sistema Emissor ou Recebedor de NF-es para investigação do problema. O documento que está sendo consultado, existe na Sefaz, porém na consulta há uma diferença na Chave de Acesso que está sendo utilizada e a Chave de Acesso vigente para o mesmo documento.

Assim como no exemplo, normalmente esses casos estão relacionados ao Tipo de Emissão da NF-e. Se um documento foi emitido em Tipo Normal de emissão em um momento de instabilidade da Sefaz, onde o documento foi recebido pela Sefaz para autorização, porém o Sistema não consegue verificar se o documento já foi autorizado e realiza o reenvio do mesmo, mas em emissão de Contingência, em uma próxima consulta, essa rejeição pode ser apresentada.

Motivo do erro

Quando uma NF-e for consultada através do WebService de Consultas da Sefaz, com Chave de Acesso Válida, porém diferente da Chave de Acesso existente na Sefaz para o mesmo emissor (CNPJ), com mesmo número e série, será retornada a rejeição “613 – Chave de Acesso difere da existente em BD”.

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e em Janeiro de 2016, de Número 2017, série 110 e com Tipo Normal de emissão, pelo CNPJ 99.999.999/0001-91. A NF-e foi autorizada com a Chave de Acesso “43-1601-99.999.999/0001-91-55-110-000.002.017-177.931.149-2”. 

Em uma nova consulta a Sefaz para verificar a situação do documento, por uma falha no Sistema, sobre a Chave de Acesso foi aplicada o Tipo de Emissão EPEC, modificado-a para “43-1601-99.999.999/0001-91-55-110-000002017-477.931.149-7”. Ao realizar a consulta, a Sefaz a rejeitará pelo motivo 613.


Infasstec Sistemas

Com mais de 34 anos de experiência, somos uma empresa de tecnologia que oferece soluções completas para o crescimento do seu negócio. Nosso sistema de gerenciamento simplifica suas operações, desde a emissão de notas fiscais até o controle de vendas, estoque e finanças. Focamos em soluções inovadoras e personalizadas para impulsionar sua empresa. Junte-se a nós e alcance seus objetivos! Nosso principal objetivo é o desenvolvimento de soluções da mais alta qualidade voltadas para área comercial e industrial de uma empresa. Preocupando-se com a atualização tecnológica e mercadológica dos nossos clientes e amigos, a equipe está sempre desenvolvendo novas soluções para atender as necessidades de compras, vendas, estoques, financeiro e todas as operações de atendimento ao cliente. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Venha conosco e acelere o crescimento de seus sonhos!